sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CASOS E CAUSOS - 2ª EDIÇÃO




APRESENTAÇÃO

A 2ª edição do livro “Casos e Causos: um encontro da cultura popular”, elaborada pelos alunos do Liceu de Quixeramobim Alfredo Almeida Machado e professores do Laboratório Escolar de Informática, vem contribuir sobremaneira para a valorização de nossa cultura local. A ação educativa faz parte agora do Projeto Jovem de Futuro e conta com recursos do Ministério da Educação para seu financiamento.
Foram meses de pesquisas feitas pelos alunos, com pessoas residentes na sede e distritos do município de Quixeramobim, buscando o que nosso município tem de pitoresco ao se valorizar os relatos orais de nossos moradores.
Deve-se também atentar para o trabalho de ilustração de nossos alunos, com desenhos que representam bem o imaginário das histórias contadas.
O livro apresenta 24 contos, os quais exploram o imaginário local, com um toque de humor, bem típico das histórias contadas no Ceará. O resgate de tal tradição é fundamental para que nossas histórias não se percam e para que nossas tradições não sejam esquecidas.
Todo esse trabalho resulta em alunos comprometidos com sua história. Além disso, desenvolve-se também a expressão oral e escrita, essencial para sua aprendizagem e futuro.
Parabéns a todos que estiveram presentes na realização desta brilhante produção!

Ivonildo da Silva Reis
Coordenador Pedagógico do Liceu de Quixeramobim



Prefácio
Quem nunca ouviu nenhuma história de Trancoso ou alguma história de assombração e/ou mistério? Quem nunca se deleitou em noites sombrias ou de luar do sertão, ou até mesmo numa noite urbana em que faltou energia elétrica com uma história de homem ou mulher que virava bicho ou com uma casa assombrada na rua de trás? Quem conta um conto aumenta um ponto. E quem conta um causo suscita, ou ressuscita outro causo. Pode até ser repetido um causo, mas quando é contado sempre há um detalhe novo. Nunca é contado da mesma forma, sempre há uma fantasia a mais, mais intensa. É isso que não deixa morrer as memórias orais que agora, através deste livro, são registradas; é a linguagem, a forma de contar que por muitas vezes não deixa o causo repetitivo, mas inovador, inovado. Palavras como “marmota”, “visagem” e títulos como “O estalado da macaca” de imediato nos remetem à literatura fantástica, à literatura oral que ouvíamos nossos pais e avós contarem e aguçam a curiosidade até de quem não gosta de ler. As ilustrações colaboram para levar o leitor à imaginação, criação ou recriação do cenário em que se sucedeu o causo. É um verdadeiro e fantástico exercício de memória. Imagine caro leitor, o quanto os entrevistados se sentem honrados ao verem suas histórias, reais ou não, registradas para que as futuras gerações possam ler e se deleitar daqui a anos e, daqui a anos estas memórias estarão mais vivas do que nunca. Portanto, não deixemos morrer este pilar de nossa identidade cultural, não deixemos de ler; deixemos que seja resgatada nossa cultura popular, nosso imaginário, nossa fantasia, nosso folclore e, consequentemente, um pouco de nossa história também. Avante! Deixe a fantasia fluir e a imaginação viajar no tempo e nas memórias. A literatura é, literalmente, pra comer! Bon appetít!

João Paulo Barbosa da Silva
Professor



CASOS E CAUSOS: UM ENCONTRO DA CULTURA POPULAR
2ªEDIÇÃO

ESCRITORES:

Ivyna Dryelle Fernandes Patrício
Hiago Silva Souza
Marcio Estenio Pimentel Cavalcante
Jhully Pereira de Lima
Mirian Campelo Dantas
Alex de Sousa Paiva
Ana Marcia de Silva Melo
Marcelo Ferreira Gomes
Marcelo Augusto Alves Silva
Ives Franco Viana
Ruddo Lopes Neuman
Matheus Ferreira da Silva
Ana Estela Oliveira Lima
Daniel da Silva Medeiros
Bruna Maria Felipe Severo
Magda Silva Freitas

ILUSTRADORES:

Felipe Rodrigues da Silva
Antonio Filho da Silva Ribeiro
Leticia Mara da Costa
David Silva do Couto
Francisco Kelleton Ferreira Macêdo
Regilene Santos Rodrigues
Mikele Alves de Sousa
Matheus Ferreira da Silva
Rodrigo Barros Leal

PROFESSOR REVISOR:
Ivonildo da Silva Reis

PROFESSORES COLABORADORES:

Patrícia Saldanha Vasconcelos
João Paulo Barbosa da Silva
Gustavo de Costa Oliveira
Alba Marília Lima Cruz




Nenhum comentário:

Postar um comentário